CidadaniaDestaques

OAB de Picos firma parceria com o Hemocentro e fortalece campanha de doação de sangue

A OAB – Subsecção de Picos firmou uma parceria com o Hemocentro com o objetivo de fortalecer a doação de sangue no município. A iniciativa está dentro do que se denomina “Junho Vermelho”, e busca estimular a sociedade a realizar esse ato de solidariedade. Segundo o presidente da OAB/Picos, Maycon Luz, a tarefa da instituição vai além da defesa das prerrogativas dos advogados.

“Nós temos uma tarefa institucional de proteger a sociedade, e uma das linhas de proteção é a saúde; temos uma Comissão de Defesa da Saúde, onde estamos junto com o Hemopi aqui de Picos fazendo uma campanha para tentar arrecadarmos bolsas de sangue. Para isso convidamos não só os advogados, mas toda a sociedade”, frisou.

Yana Moura

A vice-presidente da OAB/Picos, Yana Moura, falou sobre a parceria com o Hemocentro e sobre a mobilização junto aos advogados para que eles doem sangue. “Fizemos toda uma trajetória, explicamos quem pode ser doador, tem critérios a serem respeitados, e mobilizamos a nossa classe”, declarou.

O Secretário-Geral Adjunto da OAB – Seccional do Piauí e procurador jurídico da Faculdade R.Sá, Auderi Martins, ressaltou que a OAB se pauta também pelas demandas da sociedade. “Sabemos que os estoques do Hemocentro estão baixos e conclamamos os colegas advogados a participar dessa campanha porque é um ato que pode salvar vidas”, declarou.

Auderi Martins

A presidente da Comissão de Direito a Saúde e Assistência Social da OAB de Picos, Tamires Eidelwein, ressaltou que a OAB foi procurada pelo Hemocentro para firmar a parceria. A partir de agora a intensão é que a campanha se torne permanente. “Que continue engajando advogados, a comunidade e outros órgãos, como as universidades, então a intensão é continuar com essa parceria permanentemente”, frisou.

Tamires Eidelwein afirmou que pretende se engajar cada vez mais na campanha e estimular os advogados a doarem sangue regularmente. “Quando um vem, começa a engajar outras pessoas, é uma forma de chegar a todo mundo”, frisou.

Tamires Eidelwein

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue pessoas em boas condições de saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem mais de 50 km. Antes da doação é feita uma triagem, primeiro com perguntas sobre a vida do possível doador, depois com a realização de exames.

Antes da doação recomenda-se que a pessoa faça uma refeição leve e esteja descansada. Depois do ato de solidariedade é preciso que ela se alimente se hidrate e descanse um pouco.

Hemocentro de Picos. Foto: Jailson Dias