Enquanto o Município prepara a sua resposta sobre a retomada das atividades econômicas, conforme pedido pela juíza da 1° Vara da Comarca de Picos, Conceição Portela, os empresários e comerciantes da cidade aguardam com expectativa como ficará a situação. Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Valdir Sales, não é concebível que as empresas cessem suas atividades outra vez. “O comércio não pode fechar de novo”, comentou.
Em entrevista por telefone ao Boletim do Sertão, Valdir Sales afirmou que todos teremos que aprender a conviver com o coronavírus e que as pessoas precisam trabalhar. Ele frisou que cabe a Prefeitura de Picos fazer valer um protocolo próprio que minimize a situação da doença na cidade, e destacou ainda que o Município deve ter autonomia com relação ao Governo do Estado.
O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), tem mantido o decreto n° 67/2020 que trata sobre a retomada das atividades econômicas. Ele está em vigor desde o dia 08 de junho, e nessa semana foi a vez das academias de esportes voltarem a funcionar.
Enquanto isso, o governador Wellington Dias (PT) protelou mais uma vez a reabertura do comércio, prevista para o dia 22 de junho. No início da semana ele ampliou esse prazo para o dia 06 de julho.
A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Piauí (PGJ-MPPI) entrou com uma ação para que o comércio de Picos feche as portas conforme determina o Governo do Estado. No início dessa semana a juíza Conceição Portela deu 72 horas para que o Município se manifeste. A decisão será conhecida no máximo até sábado.
Caso a juíza acate a recomendação da PGJ, Picos voltará ao isolamento social.