A nutricionista clínica, esportiva e fitoterapeuta, Tayse Costa, informou, em entrevista ao Boletim do Sertão, que ao longo desses dias de quarentena as pessoas tem demonstrado preocupação em controlar a ansiedade, daí que a maioria das perguntas que ela tem recebido pelas redes sociais são em busca “de fitoterapia para melhorar ansiedade e sono”.
Ela compreende que a busca por alimentos que aliviem o estresse é natural em decorrência do momento. “Fenômeno que acho compreensível devido ao momento que estamos vivendo, e para algumas pessoas, ansiedade, insônia e estresse são fatores associados a compulsão alimentar”, declarou.
Tayse, que também é professora de pós graduação, palestrante e preparadora de atletas de fisiculturismo, informou que o Conselho Federal de Nutrição autorizou os profissionais a atenderem os clientes online. Mesmo sem o exame físico presencial, os exames laboratoriais podem ser solicitados. “Neste período é muito importante que se tenha atenção a alimentação para que se mantenha a imunidade, a forma física e a saúde mental”, explicou.
Muitas pessoas, ao tirar dúvidas, tem lamentado o ganho de peso durante a quarentena, buscando dietas que lhes auxiliem a não engordar. “Outro fenômeno que gera dúvidas e pedidos é a retenção de líquidos, que pode ser piorada pelo excesso de consumo de carboidratos simples, sódio e bebida alcoólica, além da falta de atividade física”.
Quanto aos alimentos para o controle da ansiedade, a nutricionista fala em alguns chás, que também auxiliam no controle do peso. Deve-se buscar também alimentos ricos em fibras como a aveia e as frutas, associando-os com o consumo de proteína como ovos, carne, frango e Whey Protein. “Chás como canela controlam a compulsão por doces, hibisco, erva doce e cavalinha podem ajudar na retenção hídrica. Já a camomila, a melissa, o mulungu e o jasmim controlam a ansiedade e melhoram a qualidade do sono”, explicou.
Para ter energia para a prática dos exercícios em casa ela recomenda: chocolate meio amargo, banana, canela em pó, açaí sem açúcar e as frutas vermelhas como goiaba, morango e melancia.