CulturaDestaques

Novo livro de Zózimo Tavares narra a biografia do ex-governador do Piauí Dirceu Arcoverde

Novo livro de Zózimo Tavares

O novo livro do jornalista e escritor piauiense, Zózimo Tavares, narra a vida e a trajetória meteórica na política do ex-governador do Piauí e ex-senador Dirceu Arcoverde, morto aos 53 anos, em 16 de março de 1978, 44 dias após tomar posse no Senado. Intitulado “Dirceu Arcoverde: esperança interrompida”, a publicação já pode ser adquirida através da pré-venda no site: www.bienaleditora.com.br. A entrega do livro acontece através dos Correios e logo estará nas livrarias. Um lançamento oficial já está sendo planejado pelo escritor, mas deve acontecer virtualmente tendo em vista a pandemia do coronavírus.

Em entrevista remota ao Boletim do Sertão, Zózimo Tavares, que já lançou 16 livros em seus 31 anos de atividade literária explicou o motivo para escrever sobre Dirceu Arcoverde. “Bem, sobre o Dr. Dirceu Arcoverde, me interessei por ele por que se tratar de uma das principais personalidades da história política recente do Piauí. E que, como as demais, já estava praticamente no esquecimento”, relatou.

Com uma leitura fácil, o livro é voltado para todos os públicos, mas Zózimo Tavares destaca a importância dele ser adquirido por pessoas com menos de 50 anos, que não conhecem tanto sobre a vida do político.

O jornalista relata que a pesquisa para essa publicação levou 20 anos, ocorrendo de forma intermitente. “O meu ponto de partida foram dois livros que o jornalista e escritor José Lopes dos Santos fez sobre o Dr. Dirceu, publicados em 1979 e em 1980, logo após a eleição e o falecimento dele. E ouvi muitos contemporâneos do ex-governador ao longo desse tempo de pesquisa”, informou.

Zózimo Tavares disse que também pretende fazer o lançamento do livro em Picos e demais cidades piauienses que o convidarem, mas isso terá de esperar o fim da pandemia. Ele comemora a receptividade das suas obras no Estado. “Aumenta cada vez mais o interesse do leitor pelos meus livros, que trazem não apenas a biografia das personalidades, mas o panorama da época e muitas outras informações para conhecer mais e entender melhor o Piauí”, comentou.

Contudo, o jornalista que também preside a Academia Piauiense de Letras (APL), avalia que o mercado editorial no Brasil não está fácil. “O mercado editorial enfrenta uma crise continuada no país inteiro. Então, fácil não é, mas não é impossível. Por isso mesmo, estou afastado temporariamente das redações para cuidar exclusivamente dos meus livros e da gestão da nossa Academia”, relatou.

Obras

Dentre os 16 livros lançados por Zózimo Tavares, podem ser mencionados: “Sociedade dos Poetas Trágicos”; “O Piauí no Século 20 – 100 fatos que marcaram o Estado”; “Alberto Silva – Uma biografia”; “Atentai bem! Assim Falou Mão Santa”; “O Pulo do Gato”; “Meus Senhores, Minhas Senhoras”.

Dirceu Arcoverde

O biografado pelo jornalista Zózimo Tavares dessa vez, Dirceu Arcoverde, foi médico e governou o Piauí entre 1975-1978. Logo depois, em uma disputa acirradíssima, venceu Alberto Silva nas eleições para o Senado. Contudo, exerceu o cargo por apenas 44 dias, falecendo vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Dirceu Arcoverde em visita a Oeiras. Imagem cedida por Zózimo Tavares

O nome dele foi dado a diversos prédios público pelo Piauí, inclusive a uma das praças do bairro Junco em Picos, embora poucos a conheçam pelo nome.