O novo Hospital Regional de Picos segue em constante ampliação dos serviços oferecidos à população: no último fim de semana, a unidade realizou seus primeiros procedimentos cirúrgicos na área de urologia. Ao todo, foram realizados dez procedimentos em quatro pacientes.
As intervenções incluíram duas cirurgias de remoção de cálculos renais grandes (nefrolitotripsias percutâneas), quatro implantes de cateter duplo J (estrutura tubular que leva a urina do rim até a bexiga), duas nefrostomias (inserção de cateter no rim para drenagem e/ou retirada cálculo) e duas ureterolitotripsias rígidas (remoção de cálculos do ureter), com duração média de duas horas por paciente.
“Esses novos procedimentos representam não apenas o avanço da infraestrutura e da capacidade técnica da unidade, mas também o compromisso com o desenvolvimento, ampliação e qualificação da assistência especializada no hospital”, afirmou o superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
As cirurgias foram realizadas pelos urologistas Dr. Jolberto Gonçalves e Dr. Carlos Eduardo Sousa, com o apoio da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico e da colaboração de toda a equipe multiprofissional do Novo Hospital Regional de Picos.
Os procedimentos utilizaram a técnica da cirurgia endourológica, uma abordagem minimamente invasiva que se destaca no tratamento de cálculos renais e ureterais, oferecendo diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais. “Utilizando tecnologias avançadas, como ureteroscópios e nefroscópios, esses procedimentos são realizados por meio da uretra, permitindo o acesso direto às pedras e seu tratamento sem a necessidade de incisões amplas. A ureteroscopia, por exemplo, é altamente eficaz para visualizar e fragmentar cálculos localizados no ureter ou nos rins, enquanto a nefrolitotomia percutânea é indicada para cálculos maiores, especialmente os presentes nos rins”, explicou o médico Jolberto Gonçalves.
Com as técnicas utilizadas, o tempo de recuperação dos pacientes é significativamente reduzido. “A escolha do procedimento mais adequado depende de fatores como o tamanho e a localização das pedras renais, o volume do aumento prostático e o estado geral de saúde do paciente. Abordagens minimamente invasivas como essas refletem os avanços tecnológicos da medicina, oferecendo tratamentos eficazes com menos desconforto e uma recuperação mais rápida para os pacientes”, complementou o cirurgião urologista.
O novo Hospital Regional de Picos é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco. “Esse serviço é de extrema importância para a população da macrorregião de Picos, que há muito tempo carecia de atendimento especializado em urologia pelo SUS”, destacou Dr. Jolberto Gonçalves.
Angélica Luz, gerente assistencial do Novo Hospital Regional de Picos, ressaltou o avanço da unidade de saúde. “Temos avançado significativamente para o desenvolvimento da saúde em nossa cidade. Agora, com a realização de cirurgias urológicas, celebramos um marco que representa não apenas um procedimento bem-sucedido, mas também o resultado do esforço coletivo de uma equipe comprometida, da confiança depositada pela gestão e de uma estrutura cuidadosamente preparada para oferecer o melhor aos nossos pacientes. Tudo isso com segurança, qualidade e humanização, o que nos enche de imenso orgulho”, finalizou Angélica Luz.
Fonte: SECOM