DestaquesSaúde

Nota técnica da Secretaria de Saúde de Picos explica quem são as prioridades para a realização dos testes rápidos do coronavírus

Jailson Dias

Uma nota técnica emitida pela Secretaria de Saúde de Picos e assinada pelo titular da pasta, Waldemar dos Santos Júnior, o Dr. Júnior, ainda no dia 07 de maio, explica quem são as pessoas enquadradas como prioridade para a realização dos testes rápidos para a detecção do coronavírus. No entanto, as dúvidas sobre quem pode realizar o exame, persiste. Muitos têm se sentido cada vez mais assustados com o crescente número de Covid-19 na cidade.

A Secretaria de Saúde encomendou 3.500 testes rápidos, dos quais 1.500 chegaram há duas semanas. Os demais chegarão no decorrer do mês de maio. Antes disso, o Governo do Piauí já havia realizado 400 testes como parte de um mapeamento para identificar os casos de coronavírus em Picos. O mesmo procedimento foi realizado em outras cidades do estado.

Quanto aos testes, a Secretaria de Saúde explicou que os critérios são definidos de acordo com a disponibilidade, avaliação médica e protocolos do Ministério da Saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal.

Portanto, os primeiros a realizarem os exames são os profissionais de saúde que estão em contato direito com pacientes suspeitos ou confirmados de estarem com a Covid-19, bem como seus familiares que residam na mesma casa e estejam com uma síndrome gripal.

A nota define a síndrome gripal como quadro respiratório agudo, com febre, dor na garganta, tosse, coriza e dificuldade para respirar. Mesmo assim, os exames são realizados após oito dias do surgimento dos sintomas da gripe. O local para a realização dos exames são o Centro de Testagem e Aconselhamento DST/AIDS (CTA) e o Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM).

Pacientes que chegam ao CIEM apresentando os sintomas gripais são submetidos a avaliação médica que pode requerer o teste rápido do coronavírus. Lembrando que o centro não é para internação, apenas para diagnóstico.