DestaquesReligião

“No primeiro momento foi impactante, pensar no mês de junho sem a multidão de fiéis que acorrem à Igrejinha”, presidente do Apostolado da Oração de Picos

Sandra Regina - Arquivo do autor

Para a presidente do Apostolado da Oração de Picos, Sandra Regina, a não realização presencial dos Festejos do Sagrado Coração de Jesus, uma tradição com mais de 100 anos, que pela primeira vez poderá ser acompanhada apenas pela internet, causou um impacto nela e nos fieis, mas a frustração foi suplantada pelo entendimento da realidade, da necessidade de permanecer em isolamento social para evitar a Covid-19. Mesmo sem as missas presenciais as celebrações vão acontecer e os fieis poderão acompanhar de suas casas através das redes sociais.

“No primeiro momento foi impactante, pensar no mês de junho sem a multidão de fiéis que acorrem à Igrejinha, sem o ritual tão próprio, os cantos, a ladainha e, sobretudo, a eucaristia. Mas vivemos um tempo especial e temos que seguir as orientações das autoridades de saúde. Vamos ficar em casa”, declarou.

Sandra Regina informou que muitas pessoas acostumadas com as missas e toda a simbologia dos Festejos do Sagrado Coração de Jesus lamentaram bastante, mas logo entenderam a impossibilidade de ir a igreja nesse momento. “Sim, por tudo isso as pessoas lamentaram, mas entendem também. Não é um fato restrito, isolado, está ocorrendo no mundo inteiro”, comentou.

Segundo a presidente do Apostolado ainda há quem acredite que algo possa mudar e o festejo se torne presencial, como tem sido há mais de 100 anos. Contudo, a organização já elaborou e divulgou toda a programação pelos meios de comunicação e redes sociais.

“Tem alguns que ainda acreditam no impossível, que aconteça algo nesses últimos dias que possa mudar a situação. De todo modo, já divulgamos a programação e vamos ter em mente que não poderemos ir à Casa do Coração de Jesus, mas o Coração vai estar conosco e quer que a nossa casa seja a Igreja dele”, declarou.

Festejos do Sagrado Coração de Jesus. Foto: cidadesnanet

Programação

Mesmo que não possam estar presentes na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus os fieis terão a possibilidade de acompanhar as celebrações ao longo dos 30 dias do mês de junho.

Quanto a abertura, está se dará no dia 01 de junho, a partir das 05h00 com uma alvorada festiva e repique de sinos. A missa começará às 06h00 e será transmitida pelo rádio direto da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus.

No mesmo dia, a partir das 15h00, haverá uma peregrinação em carro aberto com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, que percorrerá algumas ruas da cidade.

Às 17:30 se dará a abertura do Novenário do Sagrado Coração de Jesus transmitido pelo YouTube e pelo Facebook: Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e Rádio.