Hoje, dia 12 de maio é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro. Durante a pandemia da Covid-19, o profissional da enfermagem, bem como, os profissionais de saúde no geral, estão na linha de frente.
O Centro Integrado em Especialidades Médicas, o CIEM, está funcionando como ambulatório no trato de doenças respiratórias. O ambulatório conta com um grande quadro de enfermeiros que passaram por um treinamento específico para atender pacientes com síndromes gripais.
A enfermeira do CIEM, Simone Barroso, está na linha de frente e conta que a enfermagem hoje, no enfrentamento da doença se torna a resposta da pergunta de muitos pacientes. “Eu vejo o enfermeiro como o centro para o desenvolvimento para as atividades dentro do CIEM e também de outros serviços. O enfermeiro ele é o profissional que proporciona a resolutividade da pergunta do paciente. Eu considero a profissão como o centro do desenvolvimento da atividade” conta.
A enfermeira ainda conta que acredita que CIEM está bem preparado em relação aos cuidados com todos os pacientes e profissionais que estão na linha de frente. “ O fluxo do CIEM é excelente. Eu não trabalho só no CIEM. De todos, o melhor fluxo é o do CIEM. Os cuidados em relação a paramentação, aos EPIs, são excelentes. A rotina em relação aos cuidados é muito boa. Quando temos um paciente positivo, imediatamente é feita a desinfecção do local”, explica a enfermeira.
Todos os profissionais estão equipados com as devidas paramentações e os devidos cuidados. O local agora possui exaustores de ventilação para manter o local ventilado. “O CIEM é um ambiente muito limpo. A preocupação da direção, das coordenações, é excelente. E a equipe passou por treinamentos sobre tudo, estamos preparados”, finaliza.
Fonte: CCOM/Paloma Alencar