Os Movimento Populares com atuação em Picos, Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, Levante Popular da Juventude, Comitê de Solidariedade do Vale do Guaribas, Federação das Associações e Conselhos Comunitários – FANCC, Movimento Nacional de Luta Por Moradia – MNLM, ocuparam na segunda-feira (25) o prédio abandonado do governo do estado, na Av. Getúlio Vargas, onde funcionava o Espaço Cidadão, que denominaram a partir de agora de “Raízes do Brasil”.
A ocupação, contudo não aconteceu à revelia, houve uma tratativa com o Executivo Estadual para que ali funcione uma central de doação de alimentos, arte popular, educação popular e solidariedade.
O Espaço Cidadão deixou de funcionar naquele prédio no Centro de Picos ainda em 2018 e os seus serviços foram transferidos para o Piauí Shopping Center e Picos Plaza Shopping, o que gerou muitos comentários na época quanto aos prédios fechados do governo na cidade.
Apesar das negociações para que os Movimentos Populares usem aquele local, a Polícia Militar foi acionada e enviou guarnições para retirar sete pessoas que estavam fazendo a limpeza do prédio. Políticos locais intervieram e a situação se esclareceu.
O prédio do antigo Espaço Cidadão estava deteriorado, repleto de sujeira e fezes humanas, um local onde pessoas cometiam atos ilícitos, oferecendo insegurança para quem passava por ali e para quem tem estabelecimentos comerciais nas imediações. A sua ocupação pelos movimentos sociais resolverá esse problema.