Os moradores da Aerolândia estão promovendo uma mobilização popular através das redes sociais para promover uma manifestação contra a instalação do Instituto Médico Legal (IML) no bairro. O ato deve acontecer na tarde da sexta-feira (21), a partir das 16h30, em frente ao Escritório Regional do Prosar, onde o governo do estado planeja implantar o órgão.
Logo após o anúncio de que o IML seria instalado na Aerolândia, os moradores deram início a mobilização para que isso não aconteça. A principal justificativa é que o bairro é residencial, não sendo próprio para sediar esse tipo de órgão, além de haver o projeto para que seja construída uma praça nas imediações do Prosar.
Os moradores também argumentam que há diversos prédios do governo do estado abandonados em Picos, dentre eles a antiga sede do Detran, no bairro Junco, e a sede desativada da 2° Delegacia de Polícia Civil, no bairro São José. Ambos ficam às margens da BR 316.
Na mensagem compartilhada nas redes sociais, os líderes argumentam que os corpos ficam por dias no IML antes de receberem o sepultamento, e isso pode ameaçar a saúde dos moradores.