O Ministério Público do Piauí (MPPI) requisitou a abertura de investigação para apurar a realização de uma festa com aglomeração realizada em uma chácara na cidade de Picos. O vídeo com imagens da concentração com música e muita gente circulou pelas redes sociais causando espanto, uma vez que estamos em meio a uma pandemia, e contrariou os decretos dos poderes públicos que determinaram a suspensão de eventos.
O Boletim do Sertão teve acesso a informação de que o MPPI já instaurou procedimento e requisitou à autoridade policial a instauração de procedimento investigativo para apurar a conduta.
A festa, além de representar um grave risco para a saúde das pessoas, pois os casos de coronavírus na cidade já chegaram a 27, também desobedece a determinação para que haja distanciamento social.
No mais recente decreto N°59/2020, emitido pelo prefeito Pe. Walmir Lima (PT), na quinta-feira (30), as festas e eventos continuam suspensas até dia o 15 de maio, bem como outras atividades já noticiadas. Essa data pode ser prorrogada caso mais pessoas sejam infectadas pelo coronavírus.
O comandante do 4° BPM de Picos, Major Felipe, informou que os policiais têm sido chamados constantemente para pôr fim a eventos com grande concentração de pessoas. Muita gente parece não entender o perigo da Covid-19.