A região de Picos deve registrar uma redução significativa no volume de chuvas nos próximos dias, segundo previsões meteorológicas. A cidade, que esteve sob a influência do sistema Zacas (Zona de Convergência do Atlântico Sul), agora apresenta um padrão climático mais estável, com precipitações de intensidade moderada a fraca.
De acordo com Werton Costa, climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), a mudança no padrão climático favorece ações de recuperação e reconstrução no município, que sofreu com fortes chuvas no início da semana. “O padrão agora é de chuva moderada a fraca, ou seja, aquelas condições de pouca chuva e mais esporádicas. Porém, a gente manteve o alerta pela condição de fragilidade dos morros”, destacou Costa.
A redução das chuvas deve permitir maior segurança para intervenções nas áreas mais afetadas, mas a Defesa Civil reforça a necessidade de atenção em pontos vulneráveis, como encostas e morros, que ainda apresentam risco devido à saturação do solo.