O advogado Maycon Luz, que encabeçava a Chapa 1: “OAB Unida” e tinha por vice Yana Moura, venceu a eleição para a presidência da OAB Subsecção de Picos. Ele derrotou o advogado David Pinheiro Benevides, que encabeçava a Chapa 2: “Compromisso com a Advocacia”, tendo por vice Yara Moura. O processo eleitoral teve início às 9h00 deste domingo (21) e se estendeu até às 18h00. O resultado final foi conhecido por volta das 18h45min.
A vitória de Maycon e Yana representa o fim de uma hegemonia de 12 anos do grupo que administrava a OAB de Picos. O mandato deles será de três anos, estendendo-se de 2022 até 2025.
Cerca de 700 advogados estavam aptos a votar na eleição da OAB neste ano, e a vitória de Maycon foi por uma maioria de 160 votos. Ele afirmou que o momento é histórico para a advocacia local. “A grande maioria dos advogados da região de Picos fez a sua escolha livre e consciente e escolheu a renovação e a mudança e com esse sentimento que assumiremos a presidência da OAB de Picos”, frisou.
Para o presidente eleito a campanha manteve o nível, sem ataques de caráter pessoal entre as partes que disputavam o pleito. Maycon comentou que a vitória era esperada, baseando-se nas conversas com os eleitores nos últimos dias. “A campanha se encerrou e vou procurar os colegas para procurar essa união para quem sabe no próximo pleito tenhamos uma candidatura única aqui em Picos”, declarou.
No plano de ação para o mandato, Maycon fala em acolher os jovens advogados, oferecendo estrutura e cursos de prática para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. “Atuaremos na linha de qualificação e na defesa das prerrogativas”, frisou.
A vice-presidente eleita, Yana Moura, declarou que a eleição da OAB demonstra a importância da democracia. “Hoje damos uma resposta para a sociedade de democracia, para um país que está precisando de democracia, e o sentimento é de felicidade, porque houve pouca abstenção”, declarou.
Yana afirmou que as pautas referentes às mulheres advogadas estarão à frente do mandato que se inicia em 2022. Ela destacou ainda que a defesa das prerrogativas dos advogados também serão uma das prioridades da nova diretoria.
Diretoria eleita
Presidente – Maycon João de Abreu Luz
Vice-presidente – Yana de Moura Gonçalves
Secretário-geral – José Benedito Neto
Secretária-geral adjunta – Marilene de Oliveira Vera Bispo
Tesoureiro – Ítalo Bruno Feitosa da Silva