Após a coletiva do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), realizada na segunda-feira (03), quando ele levantou a possibilidade apontar outra candidatura para disputar o Palácio Coelho Rodrigues no pleito de 15 de outubro, começaram as especulações. Uma delas trata sobre a retomada da pré-candidatura da jornalista Maria Santana. Em entrevista remota ao Boletim do Sertão, na manhã desta terça-feira (04), ela descartou completamente essa possibilidade.
Maria Santana frisou que o Pe. Walmir Lima não cogita retomar o nome dela para disputar o cargo de prefeita de Picos. Ela também destacou que o tempo em que ambicionava disputar as eleições ficou no passado, não tendo intensão alguma de retomar a pré-candidatura.
A jornalista também citou outro empecilho, ela é filiada atualmente ao MDB. O nome da jornalista foi muito defendido pelo Pe. Walmir Lima até o início de 2020. Por diversas vezes ele destacou que ela seria a sua candidata para substituí-lo na prefeitura de Picos. Contudo, no começo deste ano, decidiu-se que o nome da então base aliada seria o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT).
Maria Santana é a diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas de Picos (CIEM), desde que ele foi inaugurado em 2019. Esse espaço ganhou ainda mais importância na atualidade com a crise provocada pelo coronavírus.
Quando retirou o seu nome da disputa pela prefeitura de Picos, a jornalista adiantou que não concorreria a nenhum cargo eletivo. A sua intensão passava a ser a de continuar contribuindo com a gestão municipal até o fim do mandato do atual prefeito.