Os meses mais quentes do ano são tradicionalmente os meses de maior trabalho para as forças de combate a incêndios no Piauí em razão do aumento considerável de focos de queimadas que se registra no Estado. Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que de janeiro a setembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado combateu 442 incêndios florestais. A média é de 49 a cada 30 dias.
Mas o que chamou a atenção foi os meses de agosto e setembro que, sozinhos, concentraram 64% do total de incêndios florestais contabilizados no Piauí ao longo do ano. Nestes dois meses o Corpo de Bombeiros combateu 284 ocorrências. Quatorze municípios demandaram atenção das equipes: Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras, Itainópolis, Nazária, Santana do Piauí, São João do Piauí, Pedro Laurentino, Uruçuí, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira e Santa Cruz do Piauí, atendendo estas ocorrências.
O coronel Egídio Leite, comandante operacional do Corpo de Bombeiros do Piauí, explica que as equipes atuam principalmente nas cidades mais distantes das unidades fixas da corporação. “Os atendimentos são feitos com as equipes de plantão além das equipes de pronto emprego, que são escaladas principalmente para os municípios mais afastados. Lembrando que temos uma integração com a Secretaria de Meio Ambiente, IBAMA e Polícia Militar no nosso plano de ação”, explicou o coronel.
As Forças de Segurança do Piauí contam ainda com o apoio dos brigadistas civis que atuam junto aos municípios reforçando as equipes de combate aos incêndios na mata. Nesta quinta (10) os brigadistas, junto com a Polícia Militar e equipes dos Bombeiros, conseguiram controlar um incêndio florestal de grandes proporções em José de Freitas.
O fogo se espalhava mata a dentro e ameaça inclusive propriedades na região do município vizinho a Teresina. “Conseguimos distribuir as equipes nos pontos críticos e controlar o fogo para evitar que ele destruísse o que havia nas proximidades. Para combater este incêndio foram empregados cerca de 10 mil litros de água lançados por helicóptero.
Fonte: Portal O Dia