Por Daniela Pereira/Estagiária
É tempo de Quaresma, quando a comunidade católica vivencia o período de 40 dias que Jesus Cristo jejuou no deserto. Esta época quaresmal remete a antecipação da Semana Santa, pois neste período os fiéis se penitenciam, não comendo carne nos dias de quartas-feiras e sextas-feiras.
Para muitos fiéis o período quaresmal significa a preparação para a Páscoa, quando devem orar. Para muitos, essa época tem significado de devoção, como relata Daniel Reis, de 21 anos.
“A Quaresma é reconstrução do silêncio de Cristo, do seu momento íntimo com Deus, é se modificar dos prazeres da carne, onde lembramos que a verdadeira alegria é o céu”, diz.
Para Márcia Maria, 25 anos, o significado da Quaresma é um momento de preparação para a Páscoa. “É um período de conversão, com orações e sacrifícios que fazemos em respeito aos 40 dias que Jesus passou no deserto e foi atentado, pois é tempo que nos preparamos para a chegada da Páscoa”, explica.
Márcia diz que vivenciar a Quaresma é importante, pois mostra respeito ao sofrimento de Cristo e a pregação da bíblia. “A Quaresma é o respeito a Jesus e por tudo que Ele passou, devemos seguir os ensinamentos da bíblia, assim como sigo a tradição da minha família, que desde pequena aprendi como passar por este período quaresmal”, relata.
Além de se abster de carne, Daniel Reis diz fazer outros tipos de penitencias além do jejum, na qual inclui suas ações e orações. “Existem várias formas de realizar o jejum, que geralmente eu retiro além da carne, sobremesas, refrigerantes e bebidas alcoólicas, onde os prazeres do nosso corpo podem ser modificados por ações e orações, junto com o jejum, qualquer católico é obrigado a praticar a esmola”, diz.
E para Márcia além do jejum da carne é importante se dedicar mais as orações no dia a dia. “Como católica procuro intensificar mais as minha orações e agradecimentos, pois acredito que Jesus deu a vida para nos salvar e que podemos retribuir é com orações e agradecer pelo gesto grandioso Dele”, conclui.
Mesmo em tempo de pandemia os católicos não deixaram de seguir os rituais da Quaresma. Daniela Reis diz continuar praticando o que fazia nos anos passados no período quaresmal, embora este ano seja preciso manter os cuidados exigidos contra a Covid-19.
“Mesmo com a pandemia, estou tentando seguir todas as normas dos órgãos responsáveis pela saúde, procuro sempre ir às missas nos dias preceitos e praticar a caridade”, afirma.
Já Márcia Maria decidiu manter o isolamento e se dedicar a Quaresma em casa, onde passa a acompanhar as missas transmitida pela internet, assim se sente mais segura e não deixa de participar dos eventos da igreja católica.
“Sempre acompanhava as orações em preparação para a Páscoa na igreja, mas agora com a restrição da pandemia e da quantidade de pessoas exigida na igreja, prefiro assiste as missas transmitidas online”, diz.