CidadaniaDestaques

Jovanna Cardoso participará de missão nos Estados Unidos

Jovanna Baby Recebida Pela Secretária Nacional de Vigilância em Saúde Ethel Marciel

A presidente da ONG Fórum Nacional de Travestis e Transexuais, Negros e Negras (FONATRANS), Jovanna Cardoso, participará de uma missão diplomática nos Estados Unidos entre os dias 29 de maio a 08 de junho. Na ocasião, ela fará uma visita a financiadores de projetos sociais pelo mundo e também participará do Fórum Mundial de Afrodescendentes, realizado anualmente pela ONU.

“Nós fomos uma das selecionadas pelo fundo ELAS+, que é um fundo de investimento social do Rio de Janeiro, e pelo consulado americano”, informou.

Todos os custos da viagem serão custeados pelo ELAS+ e pela Fundação Ford – entidade que financia programas sociais pelo mundo.

Jovanna destaca que a sua viagem aos EUA é exclusivamente social, sem apoio político, conseguida devido ao trabalho de combate a transfobia e ao racismo estrutural”, comentou.

“O FONATRANS tem projetos financiados pela Fundação Ford, e um deles é o custeio da mudança de nome e gênero diretamente nos cartórios, pagas através dessa parceria e com outra instituição chamada Doritos Rainbow”, comentou.

Há ainda a parceria com o ELAS+ de profissionalização de mulheres negras e trans, que recebem cursos de manicure, pedicure, designe de unha e de sobranceiras.

Embora a Picos seja a sede do FONATRANS, a abrangência do seu trabalho e nacional. “Inclusive temos acento em vários conselhos regionais e nacionais”, comentou.

Jovanna afirmou que buscará mais investimentos para a FONATRANS, com destaque para a construção da sede da entidade. “Vamos tocando para fazer da vida das pessoas trans e negras o mínimo sofrida possível, mitigar os efeitos da transfobia e do racismo estrutural. O Brasil é campeão de racismo e de assassinato de pessoas trans no mundo”, comentou.