A coordenadora da ONG Fórum Nacional de Travestis e Transexuais, Negros e Negras (Fonatrans), Jovanna Cardoso, está atuando como consultora em dois grupos de trabalho do governo de transição da Presidência da República, chefiada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Segundo informou a nossa reportagem, ela encaminhou sugestões para as áreas de Direitos Humanos e também para o grupo de Igualdade Racial.
“Já participamos de várias reuniões e encaminhamos sugestões para a área de Direitos Humanos, em especial para a política de inclusão e combate a LGBTFobia no Brasil, empregabilidade para pessoas trans, qualificação profissional, direito das mulheres, enfrentamento da violência contra a mulher e igualdade de direitos para todas as pessoas, independente das suas orientações, sexo, credo e posição social”, comentou
Para a comissão de Igualdade Racial, Jovanna informou que foi convidada pelo participante fixo da comissão, Douglas Belchior. “Encaminhamos as pautas para o enfrentamento ao racismo, promoção das pessoas pretas, combatendo o racismo estrutural, que faça o Brasil crer que ele é um país de maioria negras”, declarou.
As propostas estão sendo encaminhadas para possível implantação no Ministério dos Direitos Humanos ou no Ministério da Igualdade Racial, que poderá ser criado no futuro governo do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Cultura e Direitos Humanos
O presidente eleito prometeu uma atenção especial para as áreas da cultura e direitos humanos, uma vez que elas foram extremamente penalizadas nos últimos quatro anos do atual Governo Federal, que mostrou descompromisso com as duas causas.
De forma que a equipe de transição tem prezado pela pluralidade, na busca pela retomada de políticas públicas importantes para todos os seguimentos da sociedade.