Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá
A cada dia as redes sociais vêm se modernizando e trazendo novas estratégias de comunicação. Elas são o presente e o futuro da informação, negócios, economia, entre outros. Em entrevista com o Boletim do Sertão, as professoras mestras Lana Krisna e Ruthy Costa abordam sobre o futuro das redes socais, especialmente o Instagram.
B.S- Como você vê o futuro das redes sociais, especialmente do Instagram?
Lana krisna- A tendência é que a redes sociais digitais se tornem cada vez mais especializadas, por exemplo, uma rede social para pessoas que praticam um determinado esporte, outra para pessoas que gostam de culinária, com a finalidade de promover relacionamentos ou ainda com finalidade educativa.
Precisamos lembrar que as redes sociais digitais são emergentes e que a dinâmica promovida pelos novos recursos às coloca em alta ou queda, por compreender essas especificidades, o Meta (organização que controla o Facebook, Instagram e Whatsapp) vem implantado diversas mudanças “à conta gotas”, pois se fossem implantadas de uma vez, poderiam provocar confusão e desinteresse entre os usuários. Dessa forma, o Instagram que era uma simples rede para publicação de fotos passa a ofertar recursos como filtros, stories com duração de 24h, destaques para organização dos stories, transmissão ao vivo, figurinhas, publicação de vídeos e reels, serviço de Marketplace para lojas, possibilidade de chamadas de áudio e vídeo, entre outros recursos. A próxima novidade será a produção de conteúdo exclusivo para assinantes de perfis, que permitirá a remuneração estável dos influenciadores.
Ruthy Costa– Tendo como base o cenário atual, o Instagram é uma rede social digital que demonstra continuidade de crescimento, principalmente por que é uma rede social que investe rotineiramente em estratégias de comunicação não só de público para público, de pessoas para pessoas, mas de empresas, para seus públicos. Os relacionamentos nesta rede já ultrapassam o básico de mural de fotos. É uma rede dinâmica que, se bem usada, se configura como uma ferramenta estratégica de comunicação.
B.S- É possível tornar o Instagram ainda mais dinâmico? As empresas continuarão utilizando as funcionalidades para os seus negócios?
Lana Krisna- Sim, é possível torná-lo mais dinâmico, atualmente o Instagram é uma das principais ferramentas de comunicação para os mais variados tipos de negócio, muitas lojas virtuais contam apenas com o Instagram para divulgação dos seus produtos, a tendência é que mais recursos sejam implantados para facilitar o processo de compra, como o serviço de pagamento, que já foi implantado no Whatsapp.
Ruthy Costa- Sim, a plataforma vem testando e implementando funcionalidades comerciais, mercadológicas, e não apenas de comunicação institucional, o que proporciona uma dinâmica interativa e atrativa. Cabe às empresas entenderem a dinâmica da rede e explorar suas ferramentas com a função aproximativa e não apenas como depósito de conteúdo. O conteúdo para essa rede precisa ser pensado, planejado e executado levando em consideração as suar particularidades as características e particularidades das pessoas que nela estão.