DestaquesEducação

IFPI de Picos promove entre os dias 17 e 19 de maio o VIII Dia do Físico

O IFPI – Campus de Picos promoverá entre os dias 17 e 19 de maio o VIII Dia do Físico: “Novos Desafios da Física”. O coordenador do curso de Física do Instituto, Prof. Pedro José Feitosa Alves Júnior salienta a importância do evento. Ele informou que o evento está sob a coordenação do Prof. Emanuel Veras de Souza, que foi o responsável por angariar os recursos através da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí). O professor Pedro também destaca o apoio do diretor-geral do Campus, Prof. Lourenilson Leal de Sousa (Nilsim) para a realização do evento.

Programação do evento

O Dia Nacional do Físico no Brasil é comemorado em 19 de maio, data instituída por meio do Projeto de Lei 3441/21. A data faz alusão ao ano de 1905, quando Albert Einstein, com apenas 26 anos, “concluiu o seu doutorado na Universidade de Zurique e no mesmo ano publicou um conjunto de cinco trabalhos relevantes, dos quais três deles se tornaram fundamentais para a Física Moderna.”

Alunos de física do IFPI

O curso

Sobre o curso de Física do IFPI, o Prof. Pedro Feitosa destaca que a Física sempre foi carente de profissionais aqui na região de Picos, realidade que vem mudando com a instituição do curso no IFPI em 2009. “Nesse breve período de existência, foi possível entregarmos uma quantidade razoável de professores de física para o mercado de trabalho em Picos e macrorregião”, comentou.

O professor destaca que há muita desistência no curso de Física tendo em vista os estudantes acharem o mesmo bastante difícil. Com isso, ainda há uma grande demanda por professores dessa área do conhecimento em Picos e região. “É nesse aspecto que tentamos atrair alunos para o nosso curso, pois é quase garantia ele ter uma vaga de emprego, mas claro, isso depende da vontade e do desempenho do próprio aluno”, relatou Pedro Feitosa.

Coordenador Prof. Pedro Feitosa

Mesmo com as desistências, o Prof. Pedro destaca a “razoável quantidade de alunos atuando como professores efetivos e celetistas da SEDUC-PI, escolas privadas, bem como em outros estados do Nordeste também. Ainda temos alunos que conseguiram ingressar em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).”

Ainda sobre o curso, o professor informa que: “foi aprovado um novo Projeto Pedagógico com duração de apenas 8 semestres letivos (4 anos), e nesse semestre letivo (2023.1) contamos com 96 alunos matriculados e 7 professores atuantes. O Campus possui dois laboratórios de física para as aulas experimentais das disciplinas obrigatórias, além de laboratórios de informática. Temos os Programa de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que contam com bolsas atualmente no valor de R$ 700,00 para os alunos contemplados. Esses programas servem de incentivo para o aluno iniciar sua experiência em sala de aula.”

Mestrado

Uma das novidades para o curso de Física do IFPI de Picos neste ano de 2023 é o mestrado. “O nosso Campus virou polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), graças a iniciativa do Prof. Reginaldo Gomes de Lima Júnior, que coordena o programa. Esse mestrado é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) a nível nacional e com conceito 5 da Capes”, explicou o professor Pedro.