DestaquesEducação

IFPI de Picos promove culminância do projeto de exposição de artes visuais

Por Wesley Monteiro

Durante esta semana está acontecendo a culminância do projeto de exposição de artes visuais “Exposições Virtuais: admirar obras de arte sem sair de casa”, do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus de Picos. Ao todo, 30 telas que foram produzidas pelos alunos da IES durante a pandemia, agora estão sendo exibidas presencialmente para a comunidade escolar.

A culminância teve início na última terça-feira (24) e segue até esta sexta-feira (27). As telas que foram elaboradas pelos alunos durante a pandemia e reproduzidas em vídeos e compartilhadas no Instagram @criaifpi, criado com esse objetivo, agora ganharam espaço nas paredes da instituição.

Jânio Tavares. Foto: Wesley Monteiro

O coordenador do projeto, Prof. Ms. Jânio Tavares Leite Macêdo, falou de onde surgiu a ideia de realizar a exposição, que segundo ele serviu para difundir a produção artística dos alunos do instituto nas redes sociais.

“A ideia veio de transpor os muros da instituição através do ambiente virtual. Então, criávamos os vídeos com as obras criadas em sala de aula remotamente, onde produzíamos os vídeos e jogávamos nas redes sociais, e assim de casa os alunos poderia ver o que os seus colegas estavam produzindo”, afirmou.

O professor Jânio Tavares ainda destacou que as obras retratam uma identidade cultural do Piauí de uma forma totalmente diferente, sem os estereótipos da seca e da fome. 

“A gente teve como ideia ofertar um tema para os alunos, que seria os ‘Quintais do Piauí’, com quadros de paisagens, comidas, personagens, ou seja, ressaltar a identidade cultural do Piauí, sem trazer os estereótipos que temos do nosso Estado”, frisou o professor.

Dara Maria. Foto: Wesley Monteiro

A aluna do 2º ano do curso técnico em Administração do IFPI de Picos, Raissa Bianca, que é autora de quatro quadros que estão na exposição, falou que a coordenação do projeto deu total apoio e incentivo para todos os alunos durante a execução das obras.

“No começo eu estava com duvida do que eu ia usar para representar o meu Piauí, mas com ajuda de uma amiga que mora comigo tivemos a ideia de fazer a Pedra Furada e a Ponte Estaiada, só que mesmo pintando esses quadros eu ainda pintei mais dois, sendo um em homenagem a serra onde eu moro chamado Buritizinho e uma flor de mandacaru que é a cara do Piauí”, disse.