O Instituto Federal do Piauí – Campus de Picos está com as inscrições abertas para o Programa Nacional da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em Comércio. As inscrições tiveram início no dia 09 de janeiro e se estendem até 20 deste mês, e podem ser realizadas na Coordenação Pedagógica do Campus local. Estão sendo ofertadas um total de 40 vagas.
O coordenador pedagógico do IFPI, José Francisco, que preside a Comissão do PROEJA no Campus, informou que o curso em Comércio tem duração de três anos e será ofertado no período noturno. Podem se candidatar quem já concluiu o Ensino Fundamental e possui idade mínima de 18 anos.
No ato da inscrição, além do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Declaração de Ensino Fundamental acompanhado de histórico escolar, o candidato deve apresentar também: Carteira de Identidade, CPF, documento comprobatório de renda familiar bruta e preencher o questionário socioeconômico e cultural.
As dúvidas sobre a inscrição podem ser tiradas através dos telefones: (89) 9 9414-6155 e (89) 9 9467-2013.
José Francisco informa ainda que o IFPI de Picos oferece para os alunos do PROEJA em Comércio:
1- Bolsa de auxílio financeiro;
2- Refeitório (servindo jantar);
3- Tratamento odontológico;
4- Atendimento médico;
5- Atendimento psicológico;
6- Assistência social;
7- Visitas técnicas;
8 – Biblioteca.
Sobre o PROEJA
Sobre o PROEJA, José Francisco informa que essa modalidade de ensino foi instituída para atender uma demanda e promover uma reparação social. “Para pessoas que não puderam estudar na idade própria, que por algum motivo tiveram que abandonar a escola por trabalho, porque constituiu família, falta de motivação ou mudança. Então, o Instituto Federal, através do PROEJA, visa suprir essa demanda social”, explicou o pedagogo.
José Francisco informa que o PROEJA em Comércio garante que o estudante conclua a educação básica e saia do instituto qualificado para o mercado de trabalho, podendo ingressar em alguma empresa ou abrir o próprio negócio. “O curso é no turno da noite para que o aluno possa conciliar com o seu trabalho e também será oferecida uma bolsa”, frisou.