Em solenidade realizada na manhã da segunda-feira, 13, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) divulgou o resultado do Vestibular 2023. A cerimônia contou com a presença de aprovados, oriundos de escolas públicas e privadas, que tiveram as maiores notas no processo seletivo.
O Vestibular foi retomado, no final do ano passado, como única forma de ingresso nos cursos superiores do IFPI. O edital para 2023 trouxe a oferta de 2.265 vagas em 58 cursos de 17 campi.
Antes de divulgar o resultado final, o reitor Paulo Borges da Cunha destacou que 85,3% dos aprovados são oriundos de escolas públicas. “O IFPI cada vez mais atende ao seu propósito de atender as demandas sociais do estado do Piauí. Esse resultado é uma demonstração da qualidade do ensino público”, disse.
O pró-reitor de Ensino, Odimógenes Soares Lopes, apresentou um panorama da execução do Vestibular. Aos presentes, ele mostrou os cursos e vagas ofertados, quantidade de candidatos, a concorrência por curso e campus e, também, a estrutura da prova aplicada em janeiro.
O primeiro colocado geral no Vestibular foi Igor Gabriel de Sousa Pacheco, aprovado para o curso de graduação em Física, no Campus Teresina Central. Ele foi presentado com um notebook. Também estavam presentes, e foram presenteados com um tablet, cada, os candidatos com melhores notas oriundos das redes pública e privada de ensino.
Os aprovados devem realizar matrícula online no endereço https://matricula.ifpi.edu.br, nos dias determinados no cronograma do campus para qual foram aprovados. A lista com a documentação completa está disponível no edital.
Fonte: ifpi.edu.br