A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí realizou, nesta sexta-feira a vacinação dos idosos a partir dos 90 anos. Para melhor atender a este público, as vacinas foram realizadas a domicílio. A equipe composta pelo Secretário de Saúde Flávio Pereira, pelo Coordenador de Imunização, Dayro Coutinho e pela técnica de enfermagem Brígida Antônia percorreu todas as localidades do município onde havia idosos aptos a serem vacinados .
Carolina de Alencar Silva , 91 anos foi uma das imunizadas e se disse muito grata e mais tranquila após a imunização.
Barbara Maria Leal , 92 anos também recebeu a equipe com muita alegria e gratidão.
Eugeniana Leal Bezerra, dona Geni, confessou que estava preocupada, com medo de ser infectada pela Covid. Agora se disse emocionada, grata a Deus e muito feliz com a chegada da equipe a sua casa para imuniza-la .
Seu Antônio Miguel Correia tambem compartilhou do mesmo sentimento dos demais .
O Secretário Flávio Pereira frisa que a Secretaria optou por percorrer o município levando a vacina até os idosos para evitar riscos e transtornos aos mesmos.
De acordo com o Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Dayro foram destinadas pela Sesapi 20 doses para vacinação de idosos em Campo Grande.
Após levantamento feito pela secretaria municipal, foram detectados 15 idosos nessa faixa etária no município, destes, quatro recusaram neste primeiro momento a imunização. Sendo assim, foram imunizados no dia de ontem 11 idosos acima dos 90 anos . Esses quatro idosos que neste primeiro momento recusaram a vacina serão procurados mais uma vez pelos agentes Comunitários de Saúde, para uma segunda tentativa de imunização. Dessas 20 doses destinadas aos idosos, onde 11 foram vacinados, as vacinas que sobraram, serão direcionadas as próximas etapas de faixas etárias de vacinação, sempre atendendo as orientações e recomendações da Sesapi.
O Coordenador Dayro frisa que a secretaria tem total controle de rigidez, garantindo que essas vacinas atendam a classificação, grupo de risco, indicação, conforme preconiza a Sesapi.
Ao todo o município recebeu 58 doses da Coronavac. Além das 20 destinadas aos Idosos, vieram 10 doses para novos profissionais da saúde que ainda não foram vacinados e 28 doses para dar seguimento ao calendário vacinal dos profissionais da saúde que já receberam a primeira dose da Coronavac. E agora receberão a segunda dose . De acordo com Dayro ainda não foram vacinados 100 % dos profissionais da saúde . Mas as vacinas serão disponibilizadas de acordo com o calendário vacinal .
A enfermeira Keyla Bezerra já vai para a segunda dose da vacina e recomenda a todos a imunização. Ela disse que foi muito tranquilo, não teve nenhuma reação e orienta as pessoas a quebrarem os tabus e mitos em torno da imunização. Ela ressalta que o sentimento é de gratidão.
A técnica em enfermagem Eliene Teresinha dos Anjos, vai tomar a sua primeira dose da vacina e fala da expectativa em torno da imunização. Segundo ela, está ansiosa para tomar a vacina e se sentir mais segura e protegida .
Principalmente agora devido ao feriado de carnaval, o médico do PSF do município, João Roberto B. Delmondes, alerta a população no sentido da prevenção que se deve ter com relação ao contágio pela Covid-19. Lembrando que os cuidados devem ser direcionados não apenas a cada um, mas ao todo em geral. Principalmente neste período de carnaval ele chama a atenção para esses cuidados redobrados, evitando ao máximo aglomerações.
Fonte: Ascom/ Edilene Ramos