O Município de Picos ultrapassou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 para as séries iniciais, mas ainda está bem atrás dos três primeiros colocados no Piauí: Bom Jesus, Teresina e Oeiras. O resultado foi divulgado pelo ministério na terça-feira (15) e pode ser conferido no site: http://ideb.inep.gov.br. A nota alcançada para a 4° série/ 5° ano da Educação local foi de 4.8, ultrapassando em três décimos a meta de 4.5. Quanto a 8° série/9° ano, a meta projetada era de 4.3, e foi alcançada.
O Município de Bom Jesus atingiu a nota geral de 7.5, ficando em primeiro lugar no Piauí. A capital Teresina chegou a nota de 7.4, ficando em primeiro lugar entre as capitais do Brasil, enquanto Oeiras ficou em terceiro lugar no Estado, com a nota de 7.4. Na região de Picos o melhor colocado foi São João da Canabrava, que atingiu a média de 7.1.
A primeira nota verificada pelo Município de Picos quando da realização do Ideb foi de 2.6 para a 4° série/ 5° ano, em 2005, enquanto a nota da 8° série/9° ano era a mesma, de 2.6.
O Ideb é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.