Embora muitos brinquem e até duvidem da seriedade da situação, os números mostram que o momento é para muita preocupação. Pelo segundo dia consecutivo o Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL) registrou mais cinco óbitos em 24 horas. No boletim informático divulgado pela instituição na noite da segunda-feira (12) consta a idade e origem dos pacientes: Pio IX, sexo masculino, 74 anos era cardiopata; Valença do Piauí, sexo feminino, 87 anos era diabética e hipertensa; Jaicós, sexo masculino, 63 anos; Picos, sexo feminino, 58 anos era hipertensa e tinha insuficiência renal aguda e Alegrete do Piauí, sexo masculino, 55 anos e tinha diabetes.
Mais uma vez os números mostram que as mortes têm crescido entre pacientes abaixo dos 60 anos. Apenas neste mês de abril, foram 26 óbitos por Covid 19 no HRJL. E apenas em dois dias não foram registradas mortes pela doença.
No momento a UTI de Síndrome Respiratória Aguda Grave conta com 14 pacientes internados, salientando-se que as vagas que restam são provenientes de pessoas que faleceram. Enquanto isso, na enfermaria há 42 pacientes internados, restando apenas uma vaga. No total, já foram registradas 946 altas hospitalares e 329 óbitos desde o início da pandemia.
A cidade de Picos já chegou a 118 óbitos, havendo no momento 348 casos ativos, oficialmente.