CidadaniaDestaques

Grupo Berimbau de Ouro participa de evento oficial do Selo Unicef em Picos

Foto: Genilson Rodrigues

Texto: Gean Carvalho
Genilson Rodrigues

Recentemente o Grupo de Capoeira Berimbau de Ouro que já havia se apresentado através do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a convite do Coordenador Municipal da Juventude, Matusalém Almeida, na Praça Josino Ferreira, no dia 21 de janeiro. Pôde mais uma vez, mostrar o trabalho que o mesmo desenvolve com crianças carentes na capoeira, no I Fórum Comunitário do Selo Unicef, ocorrido no auditório da Universidade Federal do Piauí, nesta terça-feira 08 de março.

O Selo Unicef aborda sobre avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. E sobre a iniciativa poder público de Picos de estar em busca da qualificação através de melhorias nas escolas e a qualificação profissional, com objetivo desse Selo, o vereador e presidente da câmara de vereadores, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), declarou apoio à iniciativa.

Foto: Genilson Rodrigues

Além do presidente do legislativo, estiveram presentes ao evento, a Secretária Municipal de Educação de Picos, Noêmia Marques, a Secretária Municipal de Governo, Xandú Néri, que parabenizou o município pelas ações. O juiz Geneci Benevides, Titular da Vara da Infância e da Adolescência de Picos, também o coordenador da Juventude e Mobilizador de Jovens e Adolescentes de Picos, Matusalém Almeida.

Foto: Genilson Rodrigues

Registrou presença: o Secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste; o Secretário de Saúde, Aldo Gil; a secretária de Assistência Social, Wiânika Guimarães; a vereadora Dalva Mocó; a diretora da APAE de Picos, Janaína Marques, além de outras autoridades.

Foto: Genilson Rodrigues

Segundo o mestre Joaquim, não é de hoje que grupo tem privilégio de se apresentar em eventos do Selo Unicef em municípios do Piauí. Joaquim agradeceu o convite, e disse que é uma forma de reconhecimento pelo trabalho que o grupo vem desenvolvendo em Picos há anos. “Comecei a quarenta anos atrás, debaixo de uma árvore, (um pé de tamarindo), na Rua Cel. Raimundo Macêdo, centro da cidade, uma rua por trás da ‘Antiga Telepisa’. Comei um projeto social ali, sem saber nem o que era projeto social”, comentou.

Foto: Genilson Rodrigues

A Associação de Capoeira Berimbau de Ouro vem colhendo frutos a cada ano, através do 1º Mestre de Capoeira de Picos, Joaquim e sua esposa Isaura, através do projeto “Arte e Vida”, desenvolvido com crianças e jovens do Bairro Parque de Exposição, além da experiência única na região com a capoeira para a terceira idade.