DestaquesGERAL

Greve dos Correios completa 30 dias

Correios de Picos. Foto: Jailson Dias

Nesta quinta-feira (17) os servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos completaram 30 de greve. A paralisação é nacional. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (SINTECTPI) – Regional de Picos, Adão Vieira, a adesão dos servidores da agência local foi quase total. “A adesão foi massiva. Em torno de 90% do efetivo de braços cruzados. E dezenas de agências na microrregião totalmente fechadas”, informou.

Ao que parece, não há perspectiva para que as atividades voltem a funcionar plenamente, uma vez que as negociações simplesmente não estão acontecendo. Os grevistas estão protestando pelo cumprimento de um Acordo Coletivo de Trabalho, que deveria ter vigência até 2021, e também contra a privatização da estatal, proposta que vem sendo discutida pelo governo federal desde 2019.

Adão vieira fala das dificuldades de negociação com o atual governo. “Governo reacionário, não há negociação. Desde que assumiu a presidência dos Correios, o general da reserva remunerada Floriano Peixoto nunca recebeu a representação dos trabalhadores para qualquer negociação”, lamentou.

Ele informou que os Correios entrou no TST (Tribunal Superior do Trabalho) com o dissídio coletivo de greve que será apreciado na sessão de dissídios coletivos na próxima segunda-feira (21).