DestaquesPolítica

Governo do Piauí fará a distribuição de absorventes íntimos para alunas da rede estadual de educação

Por meio de sua conta oficial no Instagram, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou que o governo do estado fará a distribuição de absorventes íntimos para as estudantes de baixa renda da rede estadual de ensino. A iniciativa é uma resposta ao veto do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao projeto que previa a doação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Em sua postagem, Wellington Dias destacou a iniciativa das deputadas federais que assinaram o projeto, e também do Congresso Nacional que o aprovou.

“O projeto que foi uma iniciativa de vários parlamentares, e eu destaco aqui lá atrás a iniciativa da deputada Rejane Dias, o Congresso Nacional com sensibilidade aprovou para que tenhamos na escola as condições de distribuição de absorventes para atender as necessidades das mulheres que ali frequentam as escolas de todo o Brasil”, declarou.


O governador também lamentou o veto do presidente. “Infelizmente, tivemos o veto por parte do presidente da república. Por essa razão, o Piauí, que já vinha trabalhando nesse sentido, agora acelera para chegarmos às escolas e garantir a dignidade das nossas adolescentes e mulheres. Piauí tem compromisso com as mulheres e tem sensibilidade de entender a importância de combatermos a Pobreza Menstrual, principalmente nesse momento de crise”, frisou.

Pelo menos uma de quatro estudantes perdem aulas ou abandonam a escola por não ter a possibilidade de comprar os absorventes. A iniciativa do governador recebeu elogios de inúmeras mulheres.