Equipes da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), do Ministério da Saúde, da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e da Defesa Civil se reuniram, nesta quarta-feira (15), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (Cievs-PI), para planejar estratégias de atendimento às vítimas das chuvas em Picos. A reunião integra o plano de contingência voltado para auxiliar o município, fortemente impactado pelas precipitações intensas.
Durante o encontro, foi avaliada a situação de Picos e de outros municípios do estado também afetados pelas tempestades. Uma equipe do Ministério da Saúde segue para Picos, ainda nesta quarta-feira, onde se integrará aos demais grupos de trabalho, incluindo representantes da Sesapi, que estão na cidade desde terça-feira (14). Esses profissionais, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, vêm monitorando as condições da população atingida.
O plano tem como principal objetivo garantir assistência às vítimas, abrangendo ações como atendimento médico, fornecimento de água potável, vacinação, instalação de abrigos e prevenção de doenças. “Esta resposta é fruto de um esforço conjunto para minimizar os impactos das chuvas na região, garantindo a segurança e o bem-estar da população local. Hoje, apresentamos nossas demandas às equipes do ministério, que estão nos auxiliando neste momento”, destacou Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.
José Lucas, técnico do Departamento de Saúde Pública do Ministério da Saúde, explicou as ações previstas pela pasta durante a calamidade. “Ao sermos acionados pela Sesapi, mobilizamos a equipe para definir estratégias, incluindo aportes financeiros, envio de kits de medicamentos e, se necessário, o envio de mais equipes para lidar com esta situação de emergência causada pelas chuvas intensas.”
A Sesapi também mobilizará o Novo Hospital Regional de Picos para dar suporte ao Hospital Justino Luz, atendendo à demanda por cirurgias de urgência. Outras medidas incluem a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde, realização de atendimentos domiciliares e ações de promoção à saúde.
“O plano de contingência para inundações da Sesapi prevê ações relacionadas ao abastecimento de água e saneamento, garantindo a distribuição de água potável e hipoclorito de sódio, além de fornecer alimentação e assegurar a segurança dos desabrigados”, ressaltou Leila Santos.
Fonte: pi.gov.br