Após reunião realizada na tarde da terça-feira (19) com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para debater a vacinação contra o coronavírus no Piauí, o governador Wellington Dias (PT) comunicou que está suspendendo o carnaval de 2021 e os pontos facultativos, da segunda-feira de carnaval e da Quarta-feira de Cinzas, ou seja, nesses dois dias, em que tradicionalmente havia folga, serão dias normais de trabalho.
Algumas prefeituras do Piauí já haviam suspenso o carnaval, caso esse de Picos e da capital Teresina. Esta última já se manifestou também quanto ao corte dos dias de ponto facultativo. O Município de Picos ainda não se manifestou, mas é pouco provável que mantenha o ponto facultativo para a segunda e quarta-feira.
Se não haverá festa de carnaval, era esperado que o feriado também fosse encurtado. Apenas na terça-feira, 16 de fevereiro, haverá folga. Um dos motivos apontados para suspender o ponto facultativo é evitar que as pessoas se aglomerem em festas particulares. Já circula por aí alguns anúncios de prévias de carnaval.
O primeiro caso de Covid-19 verificado no Brasil se deu após as festas de carnaval de 2020, desde então o país já registrou cinco milhões de pessoas contaminadas e mais de 200 mil óbitos.
Com informações do Governo do Estado.