O governador Wellington Dias (PT) reforçou em entrevista à TV Cidade Verde, nesta sexta-feira (18), que os municípios do Piauí estão “livres” para definir as estratégias de vacinação contra a Covid-19 para a população a partir de 18 anos. O chefe do Executivo Estadual informou que resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu que 20% das doses da vacina que chegam ao Piauí devem ser destinadas para pessoas com comorbidade e 70% para o público em geral, incluindo grupos essencias.
“A gente deu liberdade aos municípios. A gente permitiu que acima dos 18 anos o município pode programar como será a vacinação. Às vezes o município ficava amarado na burocracia da regra com vacina mas esperando autorização. Agora é o município que programa e isso está dando bom resultado pela importância de salvar vidas”, disse o governador.
Wellington Dias, que também representante da temática vacina do Fórum dos Governadores, informou, ainda, que apresentou nessa quinta-feira (17) ao Ministério da Saúde a proposta de diminuir o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer.
“As vacinas Pfizer e Astrazeneca a gente pode aplicar a segunda dose depois de 21, 28, 30 dias e atualmente estamos ficando com a vacina esperando a data da segunda dose. Ao vacinar com a segunda dose, a ciência diz que a gente imuniza mais e salva mais vidas. Esperamos ter a aprovação por parte do Ministério da Saúde”, defende Wellingon Dias.
Sobre a expectativa do envio da vacina Sputinik V ao Brasil, Wellington Dias garante que na próxima semana o cronograma da entrega das doses será apresentado pelo Fundo Soberano Russo. Neste primeiro momento serão entregues doses de acordo com 1% da população de cada estado solicitante.
“As vacinas serão entregues na última semana de junho para no início de julho começarmos a vacinar”, garante.
Distribuição das doses da Sputinik V:
• Bahia – 300 mil doses
• Maranhão – 141 mil doses
• Sergipe – 46 mil doses
• Ceará – 183 mil doses
• Pernambuco – 192 mil doses
• Piauí – 66 mil doses
CEIR São João do Piauí
As declarações do governador foram dadas durante a inaguração do Centro Especializado de Reabilitação (CER II) de São João do Piauí.
A princípio o Centro de Reabilitação deverá atender as pessoas com sequelas da Covid-19, assim como os demais Centros, em Teresina e Parnaíba. O CER II de São João do Piauí será a primeira unidade no Território Serra da Capivara a oferecer os serviços para duas modalidades de reabilitação: deficiência física e visual.
A obra foi executada com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, com contrapartida do Estado e Orçamento da União. O valor da obra supera os R$ 3 milhões.
Foto: Fábio Araujo
Fonte: cidadeverde.com