O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou, através da sua conta no Twitter, a criação de uma nova Delegacia Especializada de Combate às Facções Criminosas. A informação veio no mesmo dia em que circularam postagens nas redes sociais sobre cortes nos recursos da segurança pública. No total, o futuro governador prometeu nove delegacias do gênero para todo o Estado. As demais serão instaladas em Teresina – cinco – e Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato receberão uma cada.
Na mesma postagem, Rafael Fonteles prometeu ampliar o efetivo policial do Piauí: “contratar 4 mil novos policiais e ampliar o sistema de inteligência e de tecnologia da Segurança Pública.”
A Segurança Pública continua como um problema preocupante no Piauí. O assunto foi citado constantemente ao longo da campanha eleitoral. Rafael Fonteles disse ainda na sua postagem que a segurança será uma das suas prioridades.
“A Segurança Pública será uma das prioridades do nosso governo. Vamos enfrentar a questão da violência com a coragem e a determinação que o problema exige. Vamos cuidar pessoalmente disso, com pulso firme e ações integradas entre as Polícias, o Sistema Penitenciário e o Judiciário”, frisou o governador eleito.
Orçamento
O Governo do Estado já apontou uma queda no orçamento de 2023 tendo em vista a redução do ICMS, principal fonte de arrecadação do Piauí.