Coordenador do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (PT) cobrou na quinta-feira (17) celeridade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação do pedido de uso emergencial de uma medicação da Pfizer contra o vírus e análise do uso de imunizantes para crianças acima de seis meses de vida.
“Veja que com crescimento acelerado com a ômicron tivemos uma curva elevada e em linha quase vertical pela propagação rápida do vírus, ainda assim com bem menos adoecimento, praticamente evitamos novo colapso, e menos óbito em relação à segunda onda. Porque? Por conta da elevada imunização. A vacina salvou milhares de vidas e segue protegendo!”, argumentou o piauiense.
O Fórum destaca os estudos da New England acerca do remédio desenvolvido pela farmacêutica Pfizer, que constataram que seu uso adequado para a Covid-19 resultou na queda de hospitalização em 89%. Para Dias, se priorizada esta iniciativa e a expansão da população apta a ser vacinada contra a doença, existe a possibilidade de controle da crise sanitária no país.
“Como estamos avançando, e devemos chegar agora em março com mais de 80% da população acima de cinco anos imunizada, temos uma chance muito grande de com isso, ter uma saída da situação de pandemia para endemia, e assim ter uma trégua e garantir uma saída segura para uma convivência, como outros vírus, com o coronavírus”, concluiu o petista.
Da Redação
[email protected]