O governador Wellington Dias (PT) anunciará medidas mais duras para forçar o isolamento social no estado. A novidade é que o governo adotará “lockdown” parcial no domingo. Neste dia, somente as farmácias, os serviços de saúde e os deliverys poderão funcionar. O restante fecha tudo.
A partir de zero hora de sexta-feira (15), estará proibida a circulação de ônibus intermunicipais. A medida vale de sexta até domingo. Na sexta e no sábado funcionará os serviços essenciais – supermercados, padarias e serviços de saúde – mas no domingo a restrição é quase que total.
No decreto, o governador quer barrar a venda de bebidas alcoólicas para evitar mais acidentes.
O documento orienta as forças de segurança a combater as aglomerações e o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos. Há uma recomendação também para a realização de blitze para identificar motoristas dirigindo embriagados.
O estado já admite um possível colapso no sistema de saúde, já que a ocupação de leitos de UTIs já chega a 47%. O índice de isolamento social vem caindo em municípios piauienses e dexando as autoridades sanitárias em alerta.
Flash Yala Sena
[email protected]