DestaquesGERAL

Funerárias: um setor que já estava preparado para o coronavírus

Jailson Dias

A crise do coronavírus surpreendeu muita gente, foram produzidas inúmeras matérias jornalísticas e peças publicitárias orientando as pessoas sobre os hábitos de higiene, mas há um tipo específico de empresa que já estava preparado para evitar a contaminação, as funerárias. O gerente da Pax União em Picos, Erivaldo Costa, explicou que houve uma reorientação para os funcionários após o surgimento do Covid-19, mas como a empresa trabalha com pessoas que vieram a óbito, por diversas causas, os cuidados sempre foram intensos.

“É um setor que vive com o luto, com o pós-morte, então já está preparado; claro, com a pandemia teve de redobrar os cuidados, mas são cuidados que já são feitos pela nossa equipe”, declarou.

Erivaldo explicou que com o surgimento da crise, a empresa teve de se adaptar, e está até fazendo a transmissão dos velórios pela internet. Isso acontece através do site da Pax União. É dada uma senha para que os familiares e pessoas próximas possam assistir a cerimônia de despedida. “O piauiense é muito apegado, ele quer estar presente, mas estamos conseguindo lidar com isso da melhor forma”, declarou.

Erivaldo Costa, gerente da Pax União em Picos

Além disso, o tempo de velório de pessoas com morte não-suspeita foi encurtado para seis horas, no máximo, além de ter um limite de 10 pessoas no local da cerimônia de despedida, tudo para evitar aglomerações. Lembrando que, quando a morte é por suspeita de coronavírus, o sepultamento é imediato.

O escritório da Pax União se localiza na Travessa Joaquim Leitão, centro de Picos, mas a empresa também dispõe de um espaço para a realização dos velórios, ao lado do Cemitério São Pedro de Alcântara.

Quanto aos equipamentos dos funcionários, Erivaldo relatou que estes vão desde capas, capotes, tocas, botas, luvas. “São todos especiais, e não é simplesmente essa que é usada no hospital, é uma máscara que é para diversos vapores, ela realmente protege, justamente para dar esse cuidado e a pessoa ficar exposta o mínimo possível”, explicou.

Os funcionários da Pax tem recebido capacitações sobre novas formas de trabalhar nessa época de contágio por coronavírus.

O gerente informou ainda que o serviço da Pax continua em funcionamento uma vez que é essencial. As pessoas também podem ligar para o número: (89) 9 9988 6811 (plantão que atende 24 horas) para tirar dúvidas ou requisitar os serviços.