Picos é um celeiro de jogadores de futebol e grandes promessas, os famosos Rômulo e Renê são apenas dois exemplos que conseguiram o estrelato em nível nacional, mas espalhados pelo Brasil há outros grandes jogadores oriundos da terra do mel. Pensando nisso, a franquia da Escola de Futebol do Clube Atlético Boca Júniors da Argentina abriu uma filial aqui, que está em funcionamento desde o dia 04 de novembro.
A escola de futebol funciona em parceria com a AABB de Picos e as aulas regulares acontecem durante a semana. Segundo o diretor da rede de escolas do Boca Júniors, Thiago Pereira, há três unidades funcionando em Teresina, sendo a daqui a quarta do Piauí. Inicialmente foram recebidos 100 garotos, entre dois e 17 anos, abrindo espaço também as meninas que queiram praticar o futebol. Destaca-se que a Seleção Feminina Brasileira de futebol sempre se destaca nos torneios internacionais.
Thiago afirmou que para os treinos é usada a metodologia específica do Boca Júniors, que após o período de pandemia receberá um treinador vindo da Argentina para fazer um treinamento com os garotos da unidade de Picos, devendo escolher os melhores para fazer um intercâmbio em Bueno Aires, capital do país vizinho e sede do clube.
“É uma possibilidade dos alunos irem passar um período na base do clube, treinando com os atletas profissionais do clube, com os grandes ídolos, além do intercâmbio em Buenos Aires”, frisou.
Também há a possibilidade de intercambio com outros países, inclusive com os Estados Unidos, em que dois atletas de Teresina tiveram a possibilidade de ir até aquele país e receberam convites para estudar em universidades de lá. Além disso, há a possibilidade de encaminhar os atletas com maior potencial para outros clubes brasileiros.
“A nossa expectativa para a cidade de Picos é a melhor possível fomos abraçados pela sociedade e esperamos que nesse período bem próximo tenhamos mais alunos e que possamos realizar os mesmos eventos grandiosos que realizamos em Teresina”, declarou Thiago.
Quanto àqueles garotos e garotas oriundos de setores mais vulneráveis da sociedade, Thiago informou que há vagas específicas para eles também. “Temos vagas destinadas ao público mais humilde sim. Sempre no início das temporadas fazemos as seleções através de peneiras! Porém achamos melhor não realizar esse processo no início do trabalho por uma série de fatores que inclui a pandemia e as turmas estarem com quantidades limitadores de alunos”, explicou.
O Boca Júniors
O Boca Júniors é um dos times mais tradicionais não apenas da Argentina, mas da América do Sul, colecionando inúmeros títulos nacionais e internacionais: três mundiais interclubes, seis Libertadores da América e 34 Campeonatos Argentinos.