A deputada estadual Flora Izabel (PT) foi eleita a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí em votação realizada nesta quinta-feira (16) na Assembleia Legislativa. A candidata obteve 17 dos 30 votos e garantiu o cargo em primeiro turno. Ao todo, oito candidatos disputaram a vaga na corte de contas.
O principal concorrente, deputado Wilson Brandão (Progressistas), obteve 12 votos. Na votação que aconteceu de forma secreta, um parlamentar votou em branco. Os demais seis candidatos, membros da sociedade civil, não receberam votos dos deputados.
A eleição de Flora Izabel no primeiro aconteceu depois que o governador Wellington Dias atuou para garantir que a unidade da base governista entorno do nome da petista. Em encontro realizado na residência do chefe do Executivo, o deputado Zé Santana (MDB), que havia colocado o nome na disputa, desistiu do pleito, assim como o deputado Flávio Nogueira (PDT).
Com a eleição de Flora Izabel para o TCE assume o deputado estadual Warton Lacerda (PT), primeiro suplente da coligação governista. A vitória da petista fortalece também o presidente da casa, Themístocles Filho, na briga por uma vaga na chapa majoritária governista em 2022 que deverá ter Rafael Fonteles como candidato ao Palácio de Karnak.
Formada em Economia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi vereadora de Teresina e atualmente está no quarto mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí, Já presidiu entre outras comissões a de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação.
Flora teve importante participação na militância no Movimento Estudantil do qual foi líder na década de 80, estando à frente na resistência à Ditadura Militar no Piauí. Ela é uma das fundadoras do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Piauí e foi a primeira a presidi-lo.
Fonte: portalodia.com