O Fórum Nacional de Travestis e Transsexuais Negras e Negros (FONATRANS), que tem sede em Picos, representou o Piauí na VIII Marcha das Mulheres Negras, realizada na orla da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no domingo (31). O evento teve por tema: “Pela vida, direitos, dignidade e por uma sociedade justa e antirracista. Mais mulheres negras pelo poder”.
Presente na passeata, a coordenadora do FONATRANS, Jovanna Cardoso, informou que os participantes protestaram contra o atual presidente da República e seu governo, contra a violência da qual as mulheres são vítimas, além do racismo, misoginia e transfobia.
“Participei com o apoio do Fundo ELAS, do qual recebi passagens, hospedagem, alimentação. O Fundo ELAS é um parceiro de longas datas do FONATRANS e que financia as suas atividades tanto em Picos como nacionalmente”, explicou Jovanna Cardoso.
Personalidades como a ex-governadora do Rio de Janeiro e deputada federal Benedita da Silva (PT), a presidente do Afroreggae, Ivoni dos Santos; a atriz Lucélia Santos; a atriz Juliana Alves, participaram da VIII Marcha das Mulheres Negras.