O filme “Uma Mulher Chamada Esperança” do ator e diretor picoense Flávio Guedes, será exibido no Cine Picos, endereçado do Picos Plaza Shopping, entre os dias 04 e 18 de novembro. A produção cinematográfica é baseada na carta escrita pela escrava Esperança Garcia ao governador da então capitania de São José do Piauí, em 1770. Por ter redigido esse documento, ela recebeu da OAB-PI o título de primeira advogada do estado.
A carta de Esperança Garcia foi encontrada no arquivo público do Piauí no ano de 1970, pelo historiador Luiz Mott. No documento ela narra os maus-tratos aos quais era submetida junto com as suas companheiras e os seus filhos. Ela pedia ao chefe da província na época uma providência.
Esperança Garcia também reclamava do fato de ter sido separada do marido e de ser impedida de batizar os filhos.
Para reconhecer Esperança Garcia como advogada, a OAB-PI estudou o documento por dois anos através da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra. Existe a petição para que a OAB nacional também faça o mesmo.
A história de Esperança Garcia vem sendo contada nos cursos de nível superior a muitos anos, tornando-se conhecida no meio acadêmico. Produções como a de Flávio Guedes podem levá-la a se tornar conhecida do grande público.