As mudanças nas feiras livres de Picos promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, chefiada por Marcos Buriti, continuam. Nos últimos dois domingos foram feitas as demarcações na feira de frutas e verduras da Praça Matias Olímpio, com a delimitação de faixas de pedestres para que as pessoas possam caminhar com mais espaço entre as bancas. Também teve início o cadastramento das pessoas que ali trabalham. Nós estivemos no local e conversamos com os feirantes para saber o que acharam da nova organização.
Os comentários sobre a demarcação e organização dos espaços onde as bancas de cada feirante devem ficar, no geral, foram positivos.
A senhora Maria Luzia de Moura Gomes, divorciada e mãe de um filho, trabalha como feirante na Matias Olímpio há sete anos. Ela afirmou que a feira está mais organizada com a nova demarcação.
Crislândia Moura Luz, que trabalha na feira há quatro anos, também aprovou a nova organização. “Ficou bom, tudo dividido, corredor está pintado”, comentou.
Emanuel Vitor, que trabalha há três anos na feira vendendo temperos e ervas, também aprovou a demarcação. “Foi bem organizada, todo mundo educado, fizeram a marcação correta, ficou tudo no padrão, todo mundo ficou no lucro e creio que todos ficaram satisfeitos”, declarou.
Para o senhor Edmilson Valdemar de Azevedo, 51 anos, casado e pai de dois filhos e com 18 anos de feira livre, avalia que a organização tem sido adequada. “Ficou bom, ficou legal, todo mundo nos seus pontos, tudo adequado”, opinou.
O secretário Marcos Buriti já declarou que defende a permanência da feira no local onde elas estão, pois as entende como um patrimônio da cidade. Além do cadastramento, também está acontecendo a distribuição de álcool gel e máscara de proteção para os feirantes.