Os feirantes de Picos poderão retomar as atividades econômicas na próxima terça-feira (16), conforme prevê o decreto 67/2020 emitido pelo prefeito Pe. Walmir Lima (PT). Uma vez que muitos ambulantes da feira de roupas na Praça Justino Luz se anteciparam e voltaram ao trabalho no começo dessa semana, o Município interditou a área onde são montadas as barracas, envolvendo-as com uma fita amarela e negra. Ainda assim, na manhã desta quinta-feira (11), era possível ver alguns dos comerciantes expondo os seus produtos normalmente.
Na feira livre da Praça Justino Luz são vendidos produtos variados, desde roupas até miudezas e lanches.
Conforme o decreto 67/2020 as atividades comerciais em mercados e feiras livres; floricultura, paisagismo e jardinagem, poderão funcionar nas terças, quintas e sábados, das 8:00hs às 14:00hs, apenas a partir da segunda e terça-feira que vem (15 e 16). A medida está dentro do projeto de retomada das atividades econômicas do município.
Outros setores já tiveram permissão para reabrir as portas em dias alternados ao longo dessa semana, mas a retomada da economia será gradual. As academias de esportes poderão funcionar a partir de 22 de junho, enquanto que bares, clubes, restaurantes e praças de alimentação em shopping centers, poderão receber os clientes apenas a partir de 29 de junho. Tudo isso condicionado a não progressão dos casos de coronavírus na cidade.
A Prefeitura de Picos tem mantido o cronograma mesmo com o governador Wellington Dias adiando a abertura do comércio para o dia 22 de junho.