Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá
Os estudantes do 8° período de Enfermagem da UESPI-Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos, criaram o projeto “Autocuidado de gestantes e puérperas e cuidados com recém-nascido”. A iniciativa trata-se de uma ação educativa em saúde que visa levar informações às gestantes e às mulheres que deram à luz recentemente. Durante as palestra elas abordam a importância do autocuidado e cuidados devidos com os recém-nascidos.
A ideia do projeto surgiu para direcionar a esse público de gestantes e mães informações necessárias e que, às vezes, geram dúvida na hora de lidar com algumas situações, assim como uma simples ação, e quando a mãe for uma conhecedora dos cuidados necessários, podem mudar a sua realidade e a realidade do bebê.
Segundo a acadêmica de Enfermagem, Marcilene Luz, o projeto foi idealizado por ela, mas hoje conta com nove organizadores e 13 colaboradores. Sendo todos acadêmicos de Enfermagem do 8° período. Além disso, eles contam com o apoio da coordenação, diretoria e de algumas professoras do curso.
A ação do projeto é em único turno (manha ou tarde), com local e horário já definidos e marcados anteriormente. O projeto já foi realizado nas cidades de Jaicós, Dom Expedito Lopes, São Julião, Belém, Francisco Macêdo, UBS Lagoa Comprida de Picos, Ipiranga, Bocaina e Jacobina.
Marcilene informa que já há data para encerrar o projeto, porém os alunos estão trabalhando para que haja uma intensificação das palestras. “O projeto cuidados maternos infantis, nessa primeira versão, está como um projeto de extensão previsto para terminarmos agora em setembro com as 13 cidades que já estavam e estão agendadas. Porém, estamos trabalhando para que haja uma intensificação deste projeto, com novas ideais e novos temas envolvendo a saúde da mamãe e do bebê”, afirma.