DestaquesGERAL

Estudantes da UFPI em Picos realizam ato pedindo transparência da reitoria quanto às aulas de 2022

Estudantes da UFPI – Campos Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos realizaram um ato na manhã desta quarta-feira (15), na sede da instituição de ensino, pedindo transparência da reitoria quanto às aulas de 2022. O acadêmico e diretor do Centro Acadêmico de História, Marcelo Victor Luís Soares, ressaltou que até o momento o reitor da universidade, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, não deu uma resposta sobre como será o retorno às aulas com a redução da força da pandemia.

“O reitor tinha jogado uma proposta de volta às aulas, mas que a obrigação fosse da coordenação, mas isso não é possível, porque a coordenação dos cursos não tem como manter os alunos com EPIs e o cuidados necessários”, explicou Marcelo Victor.

Estudante Marcelo Victor

Marcelo Victor diz ainda que o reitor tem se comunicado apenas através de notas, e que é necessário que ele converse com a comunidade acadêmica. Há alguns dias Gildásio Guedes emitiu uma nota afirmando que por falta de recursos não seria possível o retorno das aulas presenciais na Universidade Federal em 2022.

Sobre os cortes no orçamento, Marcelo Victor acredita que as aulas podem acontecer pelo menos de forma híbrida. “Se nos organizarmos direito, e até ele mesmo reivindicar, porque para ser sincero não vemos nenhum posicionamento dele (do reitor) nem frente a esses cortes nem conversando com os movimentos estudantis e professores”, frisou.

Para garantir um retorno presencial seguro às aulas, Marcelo Victor declarou que a reitoria poderia se unir com a comunidade acadêmica para buscar mais recursos para a instituição.

As instituições de ensino federais vêm passando por um verdadeiro sucateamento nos últimos anos, com cortes nos orçamentos que tem inviabilizado não apenas as aulas, mas a pesquisa e a extensão.

Foto: Jailson Dias