O programa Educação Conectada vai beneficiar 25 escolas do município. O projeto é do Ministério da Educação. As escolas públicas que vão receber o benefício são da rede municipal e rede estadual de educação básica.
A ideia é democratizar o acesso à internet de qualidade em escolas públicas nos quatro cantos do Brasil. Para receber a conexão de internet, as instituições públicas precisam ter, no mínimo, três computadores para uso didático; um ou mais computador para uso administrativo; e pelo menos uma sala de aula em funcionamento.
O programa tem como objetivo apoiar a propagação do acesso à internet em alta velocidade e motivar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. A iniciativa é do Plano Nacional de Educação (PNE), que determinou a inserção da tecnologia nas salas de aula e também prevê a formação de professores por meio do ambiente virtual de aprendizagem do MEC, chamado de AVAMEC.
“Esse programa vai propiciar aos nossos alunos uma melhor condição de aprendizado e isso é muito satisfatório. Além das aulas se tornarem mais atrativas ainda pode nos proporcionar uma diminuição na evasão escolar”. Frisou o Secretário de Educação, João de Deus.
Os recursos para o Educação Conectada foram liberados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com transferência do valor direto para as escolas, o programa contribui para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica e, consequentemente, para o aumento do desempenho escolar.
Todas as escolas da zona urbana da Rede Municipal de Ensino estão sendo beneficiadas com o programa e 4 escolas (Escola Municipal Dona Benedita, Escola Municipal Acelino Araujo, Escola Municipal Francisca Gomes de Lima e a Escola Municipal Helvídeo Nunes de Barros) estão recebendo internet via satélite. A meta é que o programa se estenda a todas as escolas do município.
Fonte: Ascom