DestaquesEducação

Escolas da rede municipal de Picos trabalham o tema: “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”

Nesta quarta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, data esta criada pela ONU em 2017, com o intuito de lutar por uma sociedade mais humana e sem discriminação.

O autismo, atualmente conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma síndrome que faz parte de um grupo de desordens do cérebro e, geralmente, vem acompanhado da deficiência intelectual. Os autistas têm dificuldades de linguagem, socialização e possuem comportamentos repetitivos e restritos.

Entender sobre o TEA é o pontapé inicial para que se tenha uma educação humanitária dentro das salas de aula da rede municipal de ensino. O entendimento dos profissionais gera a compreensão para com os alunos que possuem o transtorno, assim como faz com que eles saibam aplicar didáticas especiais para que os demais estudantes também adquiram essa tão importante compreensão que será utilizada ao longo de toda a vida no meio da sociedade.

Nas escolas de Picos, nesta quarta-feira, várias atividades foram desenvolvidas para aproximar as crianças com TEA dos coleguinhas e de seus professores, pois entende-se que a formação de laços entre os indivíduos que formam a comunidade escolar minimiza os impactos de socialização causados pelos transtornos.

Paredes decoradas, brincadeiras e pinturas nos rostos das crianças com o quebra-cabeças que simboliza o TEA foram algumas das atividades desenvolvidas.

A Secretaria Municipal de Educação acredita em uma sociedade justa, compreensiva e consciente das neurodivergências que hoje existem no mundo e tem por meta o preparo dos alunos para viverem livremente, dentro e fora da sala de aula, como seres humanos singulares.

O amor nem sempre se expressa por meio das palavras. O autismo ensina isso.