O empreendedor, empresário, escritor e professor do IFPI, Marcus Linhares, fundou o primeiro banco digital de Picos. Denominado de Bipp (Banco Integrado de Produção e Pagamentos), o banco é fruto da sua tese de doutorado, concluído em 2016. Em entrevista ao Boletim do Sertão, Marcus explicou que começou o trabalho a partir do marketplace, ligando produtores rurais de alimento a agroindústria. Ele realizou esse serviço por três anos, então em 2019 começou a preparar tecnologicamente a criação do banco.
O funcionamento do banco se deu após a conclusão de todo o processo necessário junto ao Banco Central, que faz essa regulamentação no Brasil. Ao conseguir a chancela e autorização em outubro de 2020, o Bipp firmou parcerias com os todos os cartões de crédito, mantém o marketplace como serviço e já tem parceria com mais de 30 estabelecimentos em Picos, além de Teresina, Floriano, Petrolina – PE e até no Pará. “Em dezembro de 2020 tivemos a nossa primeira transação oficial com um cliente em Teresina”, declarou o empreendedor.
Marcus informou que o Bipp apresenta inúmeras vantagens para os empreendimentos, como o fato dos consumidores estarem fazendo mais transações sem usarem o dinheiro físico.
“Por exemplo, quando você manda um delivery, vai uma maquinha que tem chip, ou quando vende pelo WhataApp ou Instagram, você manda um link de pagamento; as grandes empresas tem trabalhado com boletos porque tem um custo menor e podem parcelar as suas vendas; nós temos empresas que tem recorrência de boletos, mensalidades, como escolas, escritórios de contabilidade e até planos funerários podem usar os nossos boletos”, explicou.
Sobre as vantagens do Bipp para o mercado de Picos, o empreendedor destaca o fato de o banco ter a sua sede na cidade e oferecer todos os servidos dos demais bancos de forma mais ágil e menos burocrática, além de taxas menores.
Para quem desejar usar os serviços do Bipp, basta entrar em contato com a equipe, preencher um formulário e em 25 minutos a conta estará ativa. O endereço eletrônico é: www.bipp.com.br. “O nosso cliente poderá usar o seu ambiente no sistema e começar a emitir os seus boletos, links de pagamento ou ter a nossa maquinha nos seus estabelecimentos”, informou Marcus Linhares.
Apesar de possuir uma sede física localizada no Edifício Premier (onde também funcionam o Ministério Público do Piauí – MPPI e uma agência do Banco do Nordeste do Brasil – BNB), na Av. Senador Helvídio Nunes de Barros (BR 316), sala 3, Marcus Linhares explica que todos processos de atendimento podem ser realizados de forma digital, o que é mais prático, sem haver a necessidade por parte do cliente de se deslocar até o banco.
Marcus é o sócio majoritário do Bipp, possuindo mais dois sócios, um atua mais área de tecnologia e o outro em estratégia de mercado. Marcus possui outros investimentos na cidade, como a Nave Aceleradora, dando muito foco também no seu livro Choque. “Defendo muito isso, sou professor de empreendedorismo há 21 anos e o que deixa mais realizado é poder dar aula utilizando o meu método e mostrando para os meus alunos que além da teoria, conheço a prática”, frisou.