Com propósito de esclarecer o espectro do autismo(TEA) para professores da Rede Municipal de Ensino de Picos, a Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quarta-feira, dia 01 de dezembro um ciclo de palestras sobre o Autismo. As palestras aconteceram no pátio da Creche Tia Dorotea, no bairro Boa Vista.
A primeira palestra foi ministrada pelo psiquiatra, Dr Maurício Sousa, onde o profissional abordou a temática: Instrumentalizar professores para diagnosticar precocemente as características do Espectro Autista..
Na ocasião, o psiquiatra destacou a importância dos professores na prevenção de doenças na saúde das crianças. “ Os professores são muito importante, muitas vezes sãos os adultos que ficam mais tempo com as crianças, eles são capazes de comparar as crianças umas com as outras para ter uma noção de como está o desenvolvimento delas. Então temos que ter os professores como aliados para tentar prevenir problemas de saúde com as crianças.”,disse.
Após a primeira Palestra, foi a vez da terapeuta ocupacional, Gekeyla Nogueira a palestrar sobre as disfunções Sensoriais no processo de aprendizagem da criança com TEA.
“É de extrema importância esse momento de conhecimento, de compartilhar experiência dentro da rede de educação. Quando a gente fala na questão da educação especial, a gente percebe cada vez mais o número de crianças que estão dentro de distúrbio e atrasos de aprendizagens. É importante que a rede de educação tenha esse preparo para poder está lidando com possíveis manejo de intervenção, orientação e cuidados com as crianças.”, explicou a terapeuta.
O ciclo de palestra finalizado pela coordenadora da Educação Infantil, Valdilene Silva que falou sobre a Prática Pedagógica e TEA.
A secretária de Educação, a professora Noêmia Marques esteve presente nas palestras e agradeceu a presença de todos os profissionais de educação. “Muito obrigada, fico muito feliz em ver o compromisso de cada um, quero aqui agradecer a equipe da escola.”, agradeceu.
Objetivo desse projeto é promover estratégias de ensino juntamente com os professores que propiciem a interação social das crianças diagnosticadas com TEA das Escolas Municipais de Educação Infantil de Picos por meio de projetos que contemplem atividades lúdicas e esportivas a partir da capacitação dos professores e parceria com as famílias.
Por: Daniel Holanda