DestaquesEducação

Educação de Picos é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

A gestão do Prefeito Gil Paraibano é pautada em priorizar a educação de qualidade para crianças e adolescentes. Ofertando professores capacitados, alimentação saudável, escolas reformadas e transporte escolar seguro e de qualidade, as famílias picoenses confiam em enviar seus filhos para as escolas do município.

E o resultado dessa qualidade na educação de Picos é comprovado com as notas adquiridas no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, que aponta aumento nas notas em relação aos anos anteriores.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).  De acordo com a avaliação 15 Escolas do município aumentou a nota. Sendo elas: Esc. Mun. Tia Lurdes; Esc. Mun. São Vicente – Picos II; Esc. Mun. Francisco José de Araújo; Esc. Mun. Celeste Martins de Deus; Esc. Mun. Borges de Sousa; Esc. Mun. Joaquim Nicolau ; Esc. Mun. José Antônio da Rocha
(DNER); Esc. Mun Francisco Jeremias de Barros; Esc. Mun. Duque de Caxias; Esc. Mun. Luzia de Moura Santos ; Esc. Mun. José João de Moura; Esc. Mun. Elias Gomes Neto ; Esc. Mun. Francisco Jeremias de Barros; Esc. Mun. Timóteo Borges Aguiar e ECIM Cel. João F. de Almeida.

Para a Coordenadora dos Anos Iniciais das Escolas do Município, Ana Paula, o Ideb leva em consideração alguns dados importantes. “Eles levam em consideração o tempo e o índice, então eles observam quanto tempo o aluno passa para concluir uma etapa do ensino básico e qual foi o índice dele na avaliação SAEB, então eles fazem esse cálculo para gerar a nota padronizada do município, como das escolas. A Progressão do aluno, ela é muito importante para essa nota, pois quanto menos tempo ela passar numa etapa, maior será a nota do IDEB para a escola que ele frequenta”, contou.

Ana Paula destacou ainda que essa nota serve como parâmetro para avaliar a qualidade e evolução da educação do município. “Com essas notas, a gente tem a noção de que as escolas estão melhorando na questão da progressão e aprendizado na etapa do Ensino Fundamental. Ano passado trabalhamos muito as avaliações SAEB nas escolas, onde realizamos aulões em todas as escolas do município, e os professores continuam dando continuidade a esse trabalho no dia a dia, para que nossos alunos desenvolvam todas as suas habilidades”, explicou.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, alcançar média 6 corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos. Em Picos, a Escola Esc. Mun. Tia Lurdes é destaque com nota de 6,4, e para além dela, a maioria das escolas do município está com média acima de 5.