DestaquesEmpreendedorismo e iniciativa

Ecossistema Vale do Mel de Picos defende Projeto de Lei de Inovação

Governança do Ecossistema Vale do Mel

A governança do Ecossistema de Inovação do Vale do Mel de Picos, juntamente com representantes do SEBRAE, marcou presença na sessão plenária realizada na Câmara Municipal na tarde da quinta-feira (05). O objetivo era defender o Projeto de Lei de Inovação, que facilitará a abertura de portas para pessoas que possuem ideias inovadoras como os acadêmicos das universidades e a criação de startups e novas empresas.

Através do projeto de lei, o poder público também terá maior participação nesse processo de inovação e abertura de empresas em Picos. O projeto foi apresentado através dos vereadores Antônio Moura (PC do B), Hugo Victor (MDB) e Eriberto Barros (PSD), e os demais parlamentares presentes no plenário apoiaram a iniciativa.

Após apresentação em plenário o Projeto de Lei de Inovação de Picos foi encaminhado às comissões permanentes para receber parecer técnico.

A integrante da governança do Ecossistema de Inovação do Vale do Mel de Picos, Franciele Joelma, ressaltou que é fundamental a existência em Picos de um centro favorável aos ambientes de pesquisa: “como espaços de coworking, centros de inovação, recursos municipais que incentivem o desenvolvimento de novas ideias”.

Franciele Joelma e Felipe Vieira à frente

Franciele também defende que o Município absorva a inovação local através das compras públicas para o qual há a necessidade da lei.

“A inovação é essencial para a criação de novos negócios de natureza tecnológica, que tem muito poder de movimentar a economia local, e também para o desenvolvimento dos negócios tradicionais e socioambientais, garantindo a competitividade e crescimento dos mesmos, havendo geração de emprego e renda”, frisou.

O representante do SEBRAE de Picos, Felipe Vieira, frisou a parceria com o Vale do Mel cujos debates foram intensificados ao longo deste ano de 2024. “A partir das reuniões foi criada essa ideia de fazer essa lei e procurar o poder público para que ele esteja presente”, explicou.